Levantamento genealógico dos grupos familiares de apelido Abreu de Torres Vedras.
Embora o texto seja ainda um esboço, poderá ser útil para quem se interesse por esta região e a sua divulgação pode permitir que quem tenha mais elementos sobre estas famílias possa ajudar a completá-lo.
Pequeníssimo fragmento relacionado com outros deste conjunto de genealogias.
A descendência de Domingos Simões Barruncho teve grande ascensão socio-económica na época do Marquês de Pombal. Um dos seus membros viria a adquirir por casamento a Quinta da Granja da Paradela ou Quinta do Van Praet, em Odivelas, hoje conhecida por Quinta do Barruncho.
Genealogia desta família, a que pertence o Major Alfredo Caldas Xavier, célebre herói das campanhas de pacificação de Moçambique do séc. XIX.
Esta pequena resenha, a que dei início por esta família estar ligada com os Beirões, do Alentejo, veio a contar com um grande contributo do nosso confrade António Perestrelo.
Há no entanto ainda que confirmar vários dados e datas.
Pequena resenha sobre uma família deste nome baseada em informações recolhidas nas habilitações para familiares do Santo Ofício de alguns dos seus membros.
Genealogia de uma família deste nome de Vila Real de Trás-os-Montes.
Pequeno fragmento sobre uns Carvalhos possuidores desta Quinta, na freguesia da Azueira.
Genealogia antiga da família Carvalhosa.
Chamo a atenção para o excelente trabalho sobre a mesma família do Prof. Eduardo Arantes e Oliveira, Carvalhosas, Palhavãs e Carvalhosas-Palhavãs, in Armas e Troféus, IX Série, Tomo I, Jan.-Dez. 1999.
Genealogia mais moderna da família Carvalhosa proprietária da Quinta da Ribeira de Maria Afonso, em Dois Portos.
Ver também a interessante obra do Dr. Nuno Pombo A Família Carvalhosa da Ribeira de Maria Afonso (Lisboa, 2013).
Este texto teve por origem uma folha genealógico-monográfica impressa em Lisboa em 1740 por um Padre Vitorino José, de que o saudoso Dr. Eugénio Cunha e Freitas me deu uma cópia dactilografada nos anos 1990. Com recurso a outras fontes e a dados que tinha, completei e actualizei essa folha, sistematizando e ordenando assim alguns membros desta família, da qual existe hoje em dia larga descendência.
Tive entretanto acesso, graças ao nosso confrade João Baptista Malta, a uma cópia do excelente artigo de Pedro Sameiro A Família de S. João de Deus, publicado na revista Almansor (1ª série, nº 13, 1995, pp. 87-108), do qual me permiti retirar mais alguns elementos que incluí também neste texto.
Descendência de Pedro Maria de Alcântara, também conhecido por D. Pedro Real, filho de El-Rei D. Pedro IV e de D. Maria Libânia Lobo: famílias Vieira de Sá, Férin Cunha, Horta e Costa, etc.
Ascendência de D. Anna Leopoldina Dätzel, Dama da Rainha D. Maria Sofia de Neuburgo (2ª mulher de D. Pedro II), que casou em Lisboa com Francisco Xavier Baltazar de Vargas, FCR.
A este texto acrescentei a genealogia de seu marido, texto que se encontra ainda em elaboração mas que mesmo assim aqui o divulgo, para o caso de alguém precisar das informações que nele forneço.
Título Genealógico desta vasta família de grandes comerciantes e industriais do Porto. A ela estão intimamente ligadas as famílias Leite, Lima e Soares Moreira, objecto de títulos separados.
Comecei a escrever este texto há dois ou três anos, numa tarde de inverno. Tinha vindo lanchar uma Tia e minha mulher estava a mostrar-lhe fotografias antigas.
A certa altura, quando começaram a aparecer fotografias destes Dias de Almeida, que ambas conhecem melhor do que eu, gerou-se um debate sobre os nomes e a ordem de filiação dos onze filhos de José Dias de Almeida e de sua mulher Amélia Soares da Silva Moreira, um dos quais se casou com uma prima minha.
Uma dizia uma coisa, que logo a outra contradizia, e eu, sem dizer palavra, comecei a anotar o que cada uma ia dizendo.
Quando o debate amainou, comecei a perguntar: "Então fulana era mais velha que fulano"? "Fulano foi às Bodas de Ouro?" "E ao nosso casamento?"
E assim, de pergunta em pergunta, fui ordenando os onze filhos, tudo, claro está, com muitos pontos de interrogação. E assim ficou o texto: uma página em Notepad guardada na pasta Fragmentos durante dois anos.
Há uns seis meses resolvi meter mãos à obra e confirmar e completar o que tinha anotado.
A certa altura tive a fantástica ajuda e colaboração do Dr. Francisco (Dias) de Almeida de Sousa Guedes, do Porto, a quem agradeço sinceramente.
A partir daí foi um sem fim de descobertas, que acabaram por dar origem aos quatro textos.
Descendência de Duarte de Eça, que casou na Covilhã com Constança Teles. Tentativa de "arrumação" genealógica elaborada com base em documentos de várias proveniências.
Curtíssimo fragmento sobre um ramo da ascendência dos Cidades e dos Metelos.
Esboço genealógico desta vasta família de grandes comerciantes e industriais do Porto. A ela estão intimamente ligadas as famílias Dias de Almeida, Lima e Soares Moreira, objecto de títulos separados.
Devo referir a fantástica ajuda e colaboração do Dr. Francisco (Dias) de Almeida de Sousa Guedes, do Porto, a quem agradeço sinceramente.
Esboço genealógico desta vasta família de grandes comerciantes e industriais do Porto. A ela estão intimamente ligadas as famílias Dias de Almeida, Leite e Soares Moreira, objecto de títulos separados.
Devo referir a fantástica ajuda e colaboração do Dr. Francisco (Dias) de Almeida de Sousa Guedes, do Porto, a quem agradeço sinceramente.
Tentativa de dedução genealógica deste ramo da minha ascendência, com base nos (escassos) assentos paroquiais de Santa Maria de Émeres, Valpaços, Vila Real
Esboço de Título Genealógico sobre as famílias alemãs Möller e Müller, que se estabeleceram em Portugal e no Brasil e parecem ter estado sempre ligadas. Espero que este texto venha a ser completado por quem tenha mais conhecimentos destas famílias.
Pequena resenha sobre esta família, relacionada com outras deste site.
Descendência do Dr. João de Leiria, que foi Administrador da Casa da Rainha D. Leonor, mulher de El‑Rei D. João II. Com vasta representação na actualidade.
Trata-se apenas de uma pequeníssima transcrição de um manuscrito da Bibliothèque Royale Albert I, de Bruxelas, feita em 1998 a pedido de um confrade lisboeta que me pediu informações sobre a família Mussche.